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 Fraudes no INSS: Passo a passo para detectar e corrigir descontos indevidos

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Volta Redonda,05/02/2025

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José Santos Psicanalista

Fraudes no INSS: Passo a passo para detectar e corrigir descontos indevidos

Aqui você encontra informações úteis para identificar fraudes e saber como agir em caso de golpe

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Fraudes no INSS: Passo a passo para detectar e corrigir descontos indevidos Fachada do edifício sede do INSS em Brasília

A denúncia de uma quadrilha que vende acesso a contas doINSS para empréstimos consignados revela um golpe que pode afetar aposentados epensionistas. Os golpistas conseguem acessar o aplicativo Meu INSS e vendemessas informações para terceiros, que então fazem empréstimos em nome dasvítimas. Para ajudá-lo a se proteger, reunimos neste artigo informações úteispara identificar fraudes e saber como agir em caso de golpe.

Como identificar se você foi vítima de fraude

Para verificar se houve fraude na sua conta do INSS, sigaestes passos:

1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS.

2. Faça login com seu CPF e senha.

3. Vá para “Extrato de Pagamento de Benefício” e verifiquese há descontos suspeitos ou cobranças inesperadas.

O que fazer em caso de golpe?

Se você suspeitar de fraude ou perceber que foi vítima de umgolpe, siga estas orientações do Ministério da Gestão e Inovação:

– Não aceite ajuda de desconhecidos para alterar sua senhano portal Gov.br.;

– Se a senha cadastrada não funcionar, siga o link derecuperação para redefini-la;

– Se tiver dúvidas, entre em contato com um atendente pelosite Gov.br/atendimento.

Uma dica adicional é verificar regularmente se consegueacessar sua conta no portal Gov.br. Se a senha ou email originais nãofuncionarem, isso pode ser um sinal de fraude.

Passos para remover descontos indevidos

Se você encontrar descontos indevidos no Meu INSS, sigaestas etapas para removê-los:

1. Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS.

2. Faça login com seu CPF e senha.

3. Selecione “Novo Agendamento/Requerimento”.

4. Clique em “Novo Requerimento”.

5. Escolha “Atualizações para Manutenção de Benefício”.

6. Selecione “Exclusão de Desconto de Mensalidade deEmpréstimo” ou outra opção correspondente.

Como agir se fui vítima de fraude?

Se você foi vítima de fraude, tome as seguintes medidas:

– Registre um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.

– Reclame com a instituição responsável pelos descontosindevidos, usando o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou a Ouvidoria.Anote o número do protocolo para referência futura.

Fique informado

Para mais informações sobre fraudes no Meu INSS e outrostópicos relacionados a direitos previdenciários, continue acompanhando nossacoluna. Compartilhamos conteúdo relevante e atualizado para ajudá-lo a protegerseu benefício e evitar golpes.



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